top of page
Escavação 2015

       Em Julho de 2015 o Projeto Sítio-Escola Engenho do Murutucu: Uma Arqueologia dos Subalternos coordenado pelo Prof. Dr. Diogo Costa realizou sua segunda escavação no Engenho do Murutucu, novamente com apoio do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará – PPGA/UFPA e do Grupo de Pesquisa em Arqueologia Histórica Amazônida (GAHiA). O trabalho de campo contou com mais de 30 participantes dentre bolsistas do projeto e voluntários do PPGA e de graduações diversas como Ciências Sociais, História, Museologia, Arquitetura e Engenharia.

         Também foram realizadas visitas guiadas pela bolsista Sabrina Fernandes, que recebeu 36 visitantes durante o período da escavação. As visitas consistiram na apresentação do contexto histórico do sítio, das etapas que envolvem o trabalho arqueológico, das ações do Projeto Sítio-Escola desenvolvidas em 2014 e de um passeio pelo local com sete paradas estratégicas: três áreas de escavação da campanha de 2014, ruínas da Capela Nossa Senhora da Conceição, duas áreas de escavação da campanha de 2015,  área da roda d´água e chaminé da máquina à vapor, final do canal pertencente a roda d’água e  leito do igarapé Murutucu.

​

           A escavação foi realizada em dois locais do sítio, denominados Área 4 e Área 5:

Área 5 - Fábrica de açúcar e aguardente, também apresentou grande quantidade de cerâmica construtiva e doméstica, bem como fragmentos de garrafas de vidro e cravos de ferro. Uma estrutura em adobe foi encontrada, provável parte de uma parede da fábrica.

        Área 4 - Possível cozinha da Casa Grande, apresentou como resultados grande quantidade de cerâmica construtiva e doméstica, alguns fragmentos de louças e de garrafas de vidro, cravos de ferro, e uma alça de metal provavelmente pertencente a um barril de madeira.

Visitas Guiadas

     Durante o segundo semestre de 2015 foram analisados os vidros, louças e metais encontrados, tendo estes últimos passado por uma limpeza química. No primeiro semestre de 2016 está em andamento a análise das cerâmicas construtivas e domésticas.

 

Bolsistas do Projeto (2015): Amanda Viveiros, Débora Amoras, Fernando Cruz, Sabrina Fernandes, Stefanie Gaia (Graduação UFPA).

 

Referência:

​

SANTOS, Sabrina Fernandes dos. Arqueologia e o Público no Engenho do Murutucu. Relatório de Bolsa PIBEX - UFPa, 2015.

bottom of page