top of page
Escavação 2014

      O Projeto Sítio-Escola Engenho do Murutucu: Uma Arqueologia dos Subalternos coordenado pelo Prof. Dr. Diogo M. Costa é um programa de investigação científica em Arqueologia Histórica que visa o estudo de longa duração dos espaços de vivência e dos remanescentes materiais pertencentes a este sítio arqueológico-histórico. Em julho de 2014 foi realizada no Engenho do Murutucu a primeira escavação na área onde se supõe que a senzala estava localizada; esta campanha serviu como campo de estudos e treinamento do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará – PPGA/UFPA, e teve o apoio do Grupo de Pesquisa em Arqueologia Histórica Amazônida (GAHiA), também coordenado pelo Prof. Dr. Diogo Costa. Este trabalho de campo também contou com discentes de diversas graduações como Ciências Sociais, História e Museologia, desta e de outras instituições, formando um grupo de mais de 40 pessoas participando ativamente da escavação.

       Após levantamento sistemático com auxílio da geofísica, confrontação com dados históricos escritos e iconográficos e prospecções arqueológicas, o sítio arqueológico foi dividido em três áreas de escavação, tendo cada área uma problemática de pesquisa específica a ser resolvida.

      A Área 1 apresentou como resultados a descoberta de uma estrutura edificada, provavelmente relacionada ao espaço de senzala do engenho. Além disso, foram encontrados diversos artefatos como uma grande quantidade de cerâmica utilitária e fragmentos de vidro lascado.

  Na Área 2 foi encontrada uma estrutura de combustão (fogueira) in loco a 40 cm de profundidade com restos materiais orgânicos (carvão e ossos) e outros vestígios in situ, como um fragmento de prato com selo datado de 1834 e produzido na Inglaterra.

          A Área 3 foi identificada como um local de descarte (lixeira), com material bem variado e disperso. Foram encontrados diversos materiais construtivos como tijolos, telhas, e cravos de ferro, assim como uma moeda do século XIX, partes de cachimbos de cerâmica, fragmentos de garrafas de vidro e grês, botões e artefatos de louça.

             No total desta escavação foram encontrados 13 mil objetos divididos entre metais, faianças, porcelanas, grês, cerâmicas e vidros, que durante o segundo semestre de 2014 passaram por todo o processo laboratorial de triagem, lavagem, numeração e análise das peças, realizado por bolsistas e voluntários do projeto.

 

Sabrina Fernandes dos Santos

Graduanda em Museologia/UFPa

 

Bolsistas do Projeto (2014): Amanda Viveiros, Débora Amoras, Luciana Azulai, Sabrina Fernandes (Graduação UFPA).

 

Referências

​

COSTA, D. M. Arqueologia dos Subalternos no Engenho do Murutucu. Projeto de Pesquisa PROPESP, Universidade Federal do Pará, Belém, 2013.

​

SANTOS, Sabrina Fernandes dos. Arqueologia e o Público no Engenho do Murutucu. Relatório de Bolsa PIBEX - UFPa, 2014.

bottom of page